Postagens Recentes

PC alerta para nova modalidade de golpe praticado em Sergipe


A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Defraudações e Crimes Cibernéticos, diagnosticou uma nova modalidade de golpe aplicado pelos criminosos. Mais sofisticado e elaborado, ele se baseia na compra e venda de veículos por meio do site da OLX, onde comumente são encontrados preços mais acessíveis. Cinco pessoas já registraram boletim de ocorrência, mas a polícia acredita que possa haver mais vítimas.


De acordo com a delegada Rosana Freitas, já são contabilizados cinco vítimas em dois dias, o valor mínimo perdido por cada uma delas foi cerca de R$ 10 mil, sendo que algumas contabilizaram prejuízo maior do que R$ 50 mil.


“Eles mantém contato com uma pessoa que esteja anunciando um veículo na OLX, perguntam todos os dados do veículo, pede fotos (caso não tenha no anúncio) e dizem que têm o interesse na compra para passar a uma terceira pessoa”, disse a delegada.


No momento em que o suposto comprador demonstra interesse, eles anunciam o mesmo veículo, com as mesmas fotos, em um valor menor que o original. Segundo a delegada, quando surge o interessado, o grupo de criminosos articula um jogo entre o vendedor e o comprador para tornar real a transação e apresentar o veículo.


“O participante do grupo pede para que o vendedor alegue ser irmão ou parente dele e fala ao comprador para não citar valores acordados, pois o preço pode aumentar, ou seja, pedem para que ambos mintam a respeito da situação”.


Como a articulação é bem feita, o comprador acaba caindo no golpe e depositando o dinheiro na conta de fora do estado que o golpista indica. Na hora que vai pegar o carro no local indicado, percebe que o verdadeiro vendedor não recebeu nenhuma quantia e identifica o golpe.

“Em outros casos, o dono do carro, antes de receber a quantia, acaba entregando e aí ele quem fica no prejuízo”, afirma a delegada, que aponta lojas que trabalham com veículos seminovos como vítimas do golpe também.


Prevenção


Para não cair no golpe, a delegada indica que os compradores prefiram pagar pessoalmente o valor combinado. “Pedimos que fiquem muito atentos sobre pedidos que gerem mentiras, é importante desconfiar de contas fora do estado. Faça o pagamento em mãos, já que iria sacar ou transferir, prefira essa forma de pagamento, porque assim o criminoso sai de cena, por não ser interessante. Pedimos que a população fique atenta, tenha muito cuidado com essas transações”, afirma a delegada.


Investigação


A polícia acredita que as quadrilhas, que são de fora do Sergipe, já tenham feito outros golpes, pois há registros no ano passado e no início desse ano, mas foi em na última semana que se intensificou. Não há prisões até o momento. “Tem como chegar à pessoa, mas não de forma tão rápida por ser de fora do estado”, afirma.


Por isso, a Polícia de Sergipe trabalha em conjunto com outros Estados, para que haja um levantamento da investigação e apure os locais onde os criminosos residem.


fonte: http://www.f5news.com.br/cotidiano/pc-alerta-para-nova-modalidade-de-golpe-praticado-em-sergipe_48488/

Nossa Localização

O que achou do site?