Postagens Recentes

ENTRE A TERRA E O CEU

Religião no mundo Contemporâneo


Referencia:http://tvbrasil.ebc.com.br/entreoceueaterra/episodio/religiao-no-mundo-contemporaneo


O presente documentário exibido pela TV Brasil é fruto das tensões que giram em torno das religiões na contemporaneidade. As recentes discussões visam discutir o papel da religião na sociedade, como também estabelecer pontos de confluências e diferenças entre as práticas religiosas, levando em conta o que cada uma delas pode oferecer para a construção de um mundo melhor e mais harmônico.


Nota-se que, o debate é realizado pelas principais religiões mundiais sob o olhar atento do teólogo Gilbraz Aragão, professor de Teologia da UNICAMP, e atual coordenador do curso EAd de Ciência da Religião da mencionada instituição. Inicialmente, o pesquisador salienta “a crise” que está vivenciando as religiões atualmente, porquanto não ser mais possível, falar em “religião verdadeira”, em face de elas não serem mais a única forma de se transmitir conhecimento. Percebe-se de outro modo também, satisfatoriamente, a necessidade de elas terem de se redefinir frente à pluralidade, efervescência do campo religioso, e a nova ordem moral e social da modernidade.


O documentário é teatralizado por um rapaz que pega um sapato usado e furado que herdara de seu pai, e o leva para ser consertado na sapataria de um velho sapateiro. Através desta cena, começa um diálogo sobre religiões, abordando-se desde questões religiosas como transformador pessoal ao papel social que a religião particularmente desempenha na sociedade. Fato esse, reconhecido por unanimidade pelos entrevistados como sendo possível a convivência pacífica entre as religiões na contemporaneidade.


Quando o assunto avança para a presença dos ritos nas religiões, todas são uníssonas em reconhecer a importância desta categoria no tocante a celebração e perpetuação de suas doutrinas e crenças religiosas, o mesmo acontece com a enculturação, e uso da mídia com objetivo de propagar suas doutrinas e ao mesmo tempo alcançar o maior número possível de adeptos.


Ressalte-se que, quando se refere para as questões das experiências religiosas, e a relação com o sagrado, é possível perceber nitidamente que estamos diante de situações bastante distintas. Existem entre as diversas religiões diferentes graus de relevância, quer seja nas de crenças cristãs, quer nas de matrizes africanas, ou judaicas, Islâmica, não se compactuam das mesmas experiências religiosas. Todavia, podem e devem ser capazes de promover o princípio da alteridade e aproximação com o objeto religioso, da mesma forma que o rapaz fez com o velho sapato herdado de seu pai. Logo percebemos o quanto as religiões são transversais umas as outras.




Nossa Localização

O que achou do site?