Postagens Recentes

Entendendo o Empoderamento feminino


Introdução


O caminho do empoderamento feminino começa em 1911, com a criação do Dia Internacional da Mulher, em decorrência de um incêndio que matou mais de cem operárias em Nova York. Em 1932, as mulheres conquistaram direito de voto opcional no Brasil e, em 1946, ele se tornou obrigatório, tal como o dos homens.


Desde então, elas têm enfrentado um caminho árduo, que culminou com a publicação dos princípios de empoderamento das mulheres, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2010.


Seus Significados


Segundo o dicionário, empoderar significa “conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso.

O Empoderamento feminino, também conhecido como “empoderamento das mulheres”, consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos


Mas, e o que é de verdade o Empoderamento feminino?


Este, é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.


O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino, com responsabilidade e respeito ao outro.


ONGS:


Atualmente, existem diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e instituição que se dedicam ao empoderamento feminino, visando principalmente a igualdade de gêneros. Duas delas muito interessante a REPROGRAMA: https://reprograma.com.br/ e a THEMIS: http://themis.org.br/


Princípios de Empoderamento das Mulheres:


A ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Ciente do papel das empresas para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano. Os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.


São sete os Princípios de Empoderamento das Mulheres:


1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.


2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.


3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.


4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.


5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.


6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.


7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Mulheres Empodere-se:


Agora que você já ganhou um pouco mais de informação sobre o assunto, que tal compartilhar com outras mulheres e disseminar a cultura do empoderamento e de mais direitos iguais para todos e, principalmente, para todas nós!

Nossa Localização

O que achou do site?