Postagens Recentes

Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação movimenta rotinas das unidades escolares com pro


A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoveu, entre os dias 16 e 21 de setembro, a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, instituída por meio da Lei 7.708, de 8 de outubro de 2013. As ações foram conduzidas sob a memória do educador e patrono da educação brasileira Paulo Freire e, em Sergipe, teve a coordenação do Departamento de Educação (DED), da Coordenação de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam), do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e da Assessoria do Gabinete do Secretário, no sentido de cumprimento efetivo da Lei.


Para o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, realizar uma semana de atividades com foco na educação inclusiva, social e democrática, com debates e mobilizações pautados no pensamento de Paulo Freire foi de grande relevância para o calendário pedagógico das escolas da rede estadual. “Asseguramos o cumprimento da lei estadual com uma vasta programação de atividades que trouxeram à tona mobilizações por uma educação mais equânime”, afirmou.


Com a participação do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), o Colégio Estadual Prof. Paulo Freire, localizado no bairro Industrial, em Aracaju, deu o pontapé inicial para a mobilização com a divulgação do I Concurso Literário, cujo tema é "Amazônia: sua importância para o Brasil e para o Mundo", com inscrições abertas até o dia 15 de outubro, através do portal da Secretaria (www.seduc.se.gov.br).


Os interessados terão que submeter um texto sobre o tema, escolhendo uma das seguintes categorias: poesia, crônica, literatura de cordel, redação e crônicas em inglês ou espanhol. Os alunos deverão indicar um professor orientador, e os vencedores ganharão como prêmio um notebook. Poderão participar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, bem como alunos do Curso Pré-universitário (Preuni), juntamente com o respectivo professor orientador.


Compondo as atividades da Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, a Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios (Cogedam/Seduc) realizou no dia 18 de setembro uma visita ao município de Pinhão, no agreste sergipano, além de Brejo Grande, Neópolis e Canhoba, com o propósito de levar aos estudantes das unidades de ensino estaduais e municipais a sensibilização e preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019).


No dia seguinte,19, as crianças dos anos iniciais da Escola Estadual Rural Educador Paulo Freire, localizada no Assentamento Quissamã, em Nossa Senhora do Socorro, receberam a equipe do Núcleo de Educação do Campo (Necam/Seduc) para uma roda de conversa sobre o homenageado que dá nome à escola e que, se estivesse vivo, completaria nesta data 98 anos de idade. Com uma linguagem simples e acessível para a infância, a professora Acácia Daniel conversou com a turma a fim de conceber o conhecimento sobre o que e a quem Paulo Freire representa. Assim, para além de conhecê-lo por meio da história da educação brasileira, as crianças criaram relações de comparação dos episódios vividos pelo educador, no contexto da alfabetização, com os da vida de homens e mulheres do campo, realidade à qual pertencem os cerca de 40 alunos presentes no bate-papo.


Dando prosseguimento às atividades, ainda no dia 19 de setembro, professores das regiões sul, centro-sul e agreste de Sergipe se reuniram na Faculdade Ages, em Lagarto, para participar da última etapa do ciclo de Formação Continuada sobre a implementação do Currículo Sergipano, iniciada no dia 12 de setembro e coordenada pelo Departamento de Educação (DED/Seduc). O encontro formativo foi direcionado aos professores formadores e coordenadores pedagógicos das Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Diretorias Regionais de Educação (DREs 1, 2 e 3), com a finalidade de inserir as habilidades por meio da readequação do Projeto Político Pedagógico, além de assegurar as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para todas as etapas da Educação Básica.


Finalizando a intensa e produtiva Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação, ocorreram o Encontro Estadual de Educação Física, com a presença de professores de outras regiões brasileiras e de estudantes e profissionais sergipanos para compartilhar suas vivências e colaborar com debates em torno do tema “Currículo Sergipano, Educação Física e Movimento; A participação dos estudantes das unidades do Pré-universitário da Grande Aracaju na Feira do Vestibular (Feivest) da Universidade Tiradentes, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas sobre as diversas áreas do conhecimento que pretendem seguir na vida profissional. Por fim, os estudantes do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro Grageru, em Aracaju, realizaram um acolhimento temático em homenagem a Paulo Freire, além de peça teatral e apresentação de documentários no último sábado, 21.


Fonte: Portal da Seed.

Nossa Localização

O que achou do site?