Postagens Recentes

Ford Ka, o pilar da Ford no Brasil

Conheça a história de um carros mais queridos entre os brasileiros

Foto: Pixabay

Quem procura por um carro da Ford com certeza já deve ter ouvido de um dos modelos mais vendidos da marca no Brasil: o Ford Ka. O modelo é um dos responsáveis por garantir a sustentação da montadora como uma das maiores no país.

No ano de 2018, o Ford Ka aparece como terceiro colocado no ranking dos mais emplacados do ano, ao lado de carros como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Já em 2019, o Ka Sedan seguiu disparando em vendas e conquistou seu lugar em o top 10 dos mais vendidos, na frente de seu maior concorrente, o Chevrolet Prisma.

Mas a história de sucesso do modelo começa a alguns anos antes, lá em 1997. O Ka foi o modelo que garantiu a entrada da Ford no Brasil e desde então vem ajudando a manter o bom desempenho do montadora no mercado.

Sua primeira geração apresentava um visual até então um pouco polêmico no mercado. Apresentava dois motores 1.0 de 51 cavalos e 1.5 de 60 cavalos a gasolina. Em 1999, chegou o motor 1.0 de Rocam com 65 cavalos, até que em 2005 o Ka ganhou o 1.6 com 95 cavalos.

Já no ano de 2002, o Ford Ka ganhou uma reestilização, com mudanças na traseira a partir das lanternas espichadas. Nos anos seguintes, o carro ganhou séries especiais de Camaleão, Carnaval e MP3, com entrada no painel do carro.

Em 2008 chegou a segunda geração, mais espaçosa, com capacidade para cinco ocupantes. Além disso, o motor 1.0 ganhou um incremento com a modalidade flex. No mesmo ano, o carro recebeu o aparelho de som My Connection e rodas de 14 polegadas.

Mais novidades no visual aparecem com a chegada da linha 2012. A dianteira deu lugar a uma nova tomada de ar. Já na traseira, a lanterna está transparente. Nesse ano, chegou ao fim a versão sport 1.6.

Em 2014 teve a chegada da terceira geração, em que o carro foi totalmente renovado, apenas com o nome fazendo referência ao conhecido Ka. Pela primeira vez o modelo ganhou quatro portas, com um modelo mais semelhante aos dos carros atuais no mercado.

Com algumas diferenças relacionadas a segurança, a Ford trouxe uma característica importante, que até então não se via pelo Brasil. Segundo um carro de entrada, esse foi o primeiro modelo a trazer o controle eletrônico de estabilidade.

Além dos resultados individuais, o sucesso também é resultado do momento atual do mercado em que outros modelos do portfólio da marca como a Ecosport, Fiesta, Focus e Edge, que aparecem com menos prestígio no mercado. Agora que você já conhece mais sobre a história do Ford Ka, confira alguns motivos para investir no seu:

Custo-benefício para o proprietário

Um dos motivos que fazem o Ford Ka estar entre um dos carros mais populares do país está na questão do preço. Com o custo médio entre 45.590 a R$ 68.990, o comprador pode optar pelas opções de câmbio manual e automático, nas versões 1.0 e 1.5. Além disso, o Ka tem como diferencial a oferta de mais benefícios do que seus principais concorrentes, pela mesma faixa de preço. Não podemos deixar de citar o baixo custo de manutenção, bem como revisões, peças e seguro. Outro ponto positivo está relacionado ao consumo de combustível no dia a dia. O Ford Ka está entre um dos carros mais econômicos da categoria e do mercado como um todo.

Para se ter uma ideia, a média de consumo do Ka é de apenas 13 km/l na cidade com gasolina, o que ajudou a garantir um bom resultado em vendas. Afinal, não tem como pensar em economia, sem analisar o consumo de combustível do veículo. E os dados não mentem: o levantamento do Inmetro de 2017 comprou que o Ka é oitavo carro mais econômico do país.

Já no aspecto de manutenção, a economia também não fica para atrás, uma vez que para manter o carro em dia, são necessários apenas R$ 632,00 ao ano para garantir o bom resultado com o mecânico.

Facilidade em dirigir

O carro ideal, além de ter um bom custo, precisa ser confortável na hora da direção, característica que sem dúvida o Ka cumpre bem. Um dos motivos para a boa direção do carro está no câmbio automático de seis marchas com conversor de torque. De forma eficiente e silenciosa, suas três primeiras marchas são curtas para impulsionar a agilidade. Já no controle e na segurança, a direção elétrica e o ajuste de suspensão são essenciais para dirigir tanto na cidade, quanto na estrada.

Outra vantagem do Ka está relacionada ao motores. A versão 1.0 com 85 cavalos é um dos melhores motores de três cilindros do mercado brasileiro, gerando força com baixas rotações e ainda diminuindo o nível de vibração a partir do seu baixo consumo de combustível. Já o 1.5 com 136 cavalos apresenta desempenho de sobra independente do ambiente da viagem, com respostas imediatas resultado de baixas rotações, sem a necessidade de uma grande aceleração.

Design para todos

Uma das principais vantagens em se adquirir um Ka hoje são os acessórios que ele dispõe, já na sua versão de entrada. Entre os acessórios estão o ar condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, ajuste de altura do volante e do banco do motorista,isofix, banco traseiro bipartido e abertura elétrica do porta malas.

Já as versões mais premium acompanham controle de estabilidade, câmera de ré, airbags laterais, bancos premium, partida sem chave, conectividade via bluetooth e comandos de voz.

Além da funcionalidade, a estética é outro ponto forte do Ka. Com uma distância de 2,4m no eixo dianteiro, fica fácil acomodar de forma confortável cinco adultos, o faz do Ford Ka um bom carro para ser utilizado em família. Em contrapartida, as linhas equilibradas adicionam muita personalidade no carro, perfeito com o estilo de cada dono.

Não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Nossa Localização

O que achou do site?