Onda de calor sufocante pode ter pico nesta quinta; Rio pode superar 40ºC e SP bater recorde

Enquanto o Sul recebe fortes chuvas, as demais regiões do país enfrentam calor extremo.

Alertas no portal do Inmet mostram grande perigo por conta da onda de calor no Centro-Oeste e Sudeste; perigo de tempestades na região Sul; perigo potencial em parte do Acre, Amazonas e Rondônia por conta de chuvas e perigo potencial no Nordeste por conta de baixa umidade
Reprodução/Inmet

A massa de ar quente que atinge o território brasileiro permanece nesta quinta-feira (16), mantendo as temperaturas muito acima do normal, segundo a Climatempo. O calor vai apertar principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e partes do Nordeste e Norte.

Os termômetros podem superar os 40º C em estados como Rio de Janeiro e Mato Grosso, onde as capitais integram o Top 5 das capitais mais quentes do país – Campo Grande, Goiânia e Manaus fecham o ranking.

Em São Paulo, o dia promete ser histórico – além de quente. A capital paulista pode bater recorde de temperatura, com previsão de máxima de 38ºC.

O meteorologista da Climatempo Guilherme Borges disse que a onda de calor deve ter fim no próximo domingo (19), mas as temperaturas devem seguir um pouco acima da média em várias regiões do Brasil.

Borges explicou que esta onda de calor é resultado das mudanças climáticas no planeta junto à ação do fenômeno El Niño, que aquece a água dos oceanos.

No Sul do país, uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul, formando áreas de instabilidade. Os três estados continuam com risco de chuva forte e volumosa.

Por Marina Toledo


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem