Vinte novos ônibus são entregues à população da Grande Aracaju

Nesta segunda-feira, 18, aconteceu a entrega de vinte novos ônibus para serem integrados ao transporte público da Grande Aracaju. O ato de entrega ocorreu no estacionamento do Mercado Municipal pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e pelo superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Renato Telles.

Foto: ascom Setransp

Os novos veículos foram inseridos na frota da Viação Atalaia e junto aos 141 ônibus já entregues ao longo de cinco anos, totalizam 161 veículos, possibilitando a mobilidade urbana em Aracaju e região metropolitana.

“A Atalaia tem se empenhado bastante na renovação da frota na cidade de Aracaju. Esse momento é de suma relevância porque é mais um passo dado. Também estamos investindo no consórcio metropolitano para lançar, até o mês de abril, o nosso edital de licitação do transporte coletivo”, diz o prefeito.

O gestor complementa que “ ainda vai existir mais renovação de frota este ano. Cadastramos a Prefeitura de Aracaju no PAC Mobilidade para a compra, através das empresas, de 40 novos ônibus que serão muito importantes para a nossa cidade. Vamos nos empenhar muito até o final do ano para que possamos renovar o maior número possível de veículos”.

O proprietário da Viação Atalaia, Alberto Almeida, reforça a importância dessa renovação para o atendimento na Grande Aracaju.

“A entrega desses novos carros sinalizam uma melhoria na qualidade do serviço prestado à população e isso acontece decorrente a uma parceria com o subsídio que o governo municipal cedeu para a aquisição desses novos ônibus. Em um investimento de 12 milhões, onze carros adquiridos pela Atalaia foram subsidiados pela prefeitura e nove foram com capital próprio. A população pode sentir, a partir de agora, a melhoria no serviço por conta dessa renovação”, pontua Alberto.

Sustentabilidade e tecnologia

Os novos veículos são Euro 6, que possuem uma tecnologia avançada de controle de emissões de poluentes, como sistema de redução catalítica seletiva (SCR), filtros de partículas diesel (DPF) e recirculação de gases de escape (EGR).

Essas tecnologias visam converter os poluentes em compostos menos nocivos ou capturá-los antes de serem liberados na atmosfera, o que beneficia tanto o meio ambiente como a saúde da população.

Além disso, os ônibus possuem validadores com biometria facial e recarga a bordo, sistema de câmeras, monitoramento por GPS, sistema de segurança anjo da guarda, para que o veículo só circule com as portas fechada, também dispositivo automático que limita a velocidade do ônibus, sistema de telemetria, e campainhas sem fio com botões em braile.

Processo de renovação

Entre 2019 e 2023, foram entregues 141 ônibus novos – foram 30 veículos, em 2019; 41 em 2020; 50 em 2022; e 20 em 2023. Agora, o processo de renovação de frota iniciado em 2019 alcança a entrega total de 161 ônibus novos em seis anos, com a previsão de que ainda aconteçam outras entregas ainda este ano.

Por Juliana Melo


Acompanhe SE NEWS em todas as plataformas:     

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem